quinta-feira, 19 de maio de 2011

LITERATURA PORTUGUESA E AFRICANA E SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO NO BRASIL


 
Com a descoberta do Brasil, os colonizadores trouxeram o seu idioma. Houve uma grande resistencia dos nativos, que falavam o Tupí, entre outras línguas. Até os missionários tiveram de aprender o falar a língua dos silvícolas a fim de catequizá-los ou elaborar negociações.
As primeiras manifestações literárias no país são relatos descritivos sobre o território inseridos no contexto do descobrimento e início da colonização, das quais a mais célebre é a carta de Pêro Vaz de Caminha (1500), descrevendo o encontro entre portugueses e os indígenas.
        A produção literária no Brasil ganha impulso no período barroco, em que se destacam o poeta Gregório de Matos (1636-1696) e o jesuíta Padre Antônio Vieira (1608-1697).
•      No século XVIII surge o Arcadismo, em que se destacam autores como Cláudio Manuel da Costa (1729-1789), Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810) e Basílio da Gama (1740-1795). (1636-1696) e o jesuíta Padre Antônio Vieira (1608-1697).


Com a aprovação da lei 10.639/03, tornou-se obrigatório o ensino da História da África e dos afros-descendentes, e para se  falar da Literatura Africana tem que se falar da “Negritude”, aliás esta última  constitue o tema  fundamental da literatura africana.
Houve alguns escritores como João de Lemos (Almas Negras) e José Osório de Oliveira (“Roteiro de África”) que tentaram entender a mentalidade do homem negro, pois há nas suas obras uma intenção humanística.
Temos que levar a História da África para dentro da sala de aula; a partir de suas fontes primárias ou seja, suas literaturas. Não só pela obrigatoriedade da lei, mas pela importancia que a África possui como palco das ações humanas e pelas profundas relações que ela  tem na imagem física dos brasileiros.
As literaturas africanas são  pouco estudadas no Brasil, pois há sérios problemas, o principal  é a falta de professores especializados.

ALGUNS OUTROS AUTORES DA LITERATURA AFRICANA, CUJOS TRABALHOS PODEM SERVIR COMO MATERIAL DIDÁTICO:
Os angolanos Agostinho Neto, com suas poesias Noite e sinfonia; Carlos Soromenho, com seu conto O lago enfeitiçado; Jofre Rocha, com sua poesia O Combate e com o conto O drama de Vavó Tutúri; os caboverdeanos Aguinaldo Fonseca, com sua poesia Herança; Jorge Tolentino, com seu conto A chefe; Orlanda Amarilis , com seu conto Luísa - filha de Nica; os guineenses Antonio Baticã Ferreira, com suas poesias País Natal e Mãe Negra - Mãe-África; Carlos d’Almada, com suas poesias O silêncio e Carta;
Os santomenses Carlos Espírito Santos, com sua poesia A Puíta; Frederico AnjEmília os com sua poesia Um grito diferente; o moçambicano Antonio Couto, com seus contos Jorojão vai embalando lembranças e O Perfume. Além dessas obras, há os Contos Santomenses (1984), José Craveirinha e seu poema Quero ser tambor.
A literatura africana, através de seus escritores e poetas, foi fundamental na luta contra o colonialismo, transformando-se em verdadeira arma contra o salazarismo português.
O árduo trabalho dos intelectuais desses países africanos  não foi em vão: mostra-nos a importância da língua em uma cultura, confirmando como ela pode se transformar em instrumento de luta e de libertação.

LITERATURA PORTUGUESA:
No Brasil, os conteúdos específicos de literatura são estudados no Ensino Médio. Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN do Ensino Médio incorporaram os conteúdos de literatura, juntamente com a língua portuguesa, ao estudo da linguagem.
O Romantismo e o realismo português há décadas fazem parte dos conteúdos da literatura brasileira que é ensinada nas salas de aulas e  por estar tão incorporado na nossa cultura não é colocado de maneira explicita as diferenças de linguagem e tempo.
 ALGUNS AUTORES PORTUGUESES:
          O Trovadorismo - D. Afonso Sanches; - D. Dinis; - Martim Codax.
          O Humanismo - João Ruiz de Castelo Branco; - Fernão Lopes; - Gil Vicente.
          O Renascimento ou Classicismo - Luís de Camões.
          O Quinhentismo - Pero Vaz de Caminha; - Pe. José de Anchieta.
          O Barroco Português - Pe. António Vieira;
          O neoclassicismo Português (Arcadismo) - Manuel Maria Barbosa du Bocage.
          O Romantismo em Portugal - Almeida Garret; - Alexandre Herculano; - Camilo Castelo Branco;
          Júlio Dinis.


Enquanto o Brasil continua privilegiando a literatura portuguesa que  pelos títulos editados,  são mais lidos que literaturas de outros países  e a tem incluinda em seus currículos, em Portugal, a nossa literatura passa despercebida e há pouco interesse dos lusitanos pela literatura de sua ex-colônia.   Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, Júlio Dinis, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, José Saramago e tantos outros que fizeram e ainda estão fazendo grandiosa a literatura de Portugal.
Se para os brasileiros  é de grande importância e enriquecimento cultural saber como era o Portugal de ontem e de hoje, para os portugueses este enriquecimento certamente seria  de igual valor.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS 10 MAIORES ERROS DE AUTORES INICIANTES