quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Mistério Lingüístico dos alunos do Ensino Médio


Atualmente o acesso dos jovens a internet é cada vez maior, tornando-se rotina obrigatória pela sua maior parte. O fato de a internet ser uma ferramenta dinâmica implica em a mesma exigir que seus usuários acompanhem a sua evolução e rapidez de seus conteúdos (informativos ou não), o que a torna um recurso de pesquisa e entretenimento.
E é basicamente neste fator importante, que é o papel de entreter através de chats, blogs e salas de bate-papo é que a internet apresenta-se como a protagonista de uma realidade que a cada dia leva educadores a refletirem sobre como evitar a decadência da escrita que já defasada pode-se tornar um impasse maior para os professores em sua função de alfabetizar. Por outro lado vários estudos são feitos por especialistas na área sobre a linguagem e a escrita de estudantes na internet e até que ponto essa influência pode interferir de maneira positiva ou negativa em seu aprendizado, logo esses estudos são feitos no intuito de prevê futuras mudanças em nosso código lingüístico e como isso pode ser trabalhado nas escolas a fim de evitar tais mudanças.
Contudo, observa-se nas escolas que os alunos conseguem separar a linguagem usada na internet da linguagem formal, apresentando mais índices desta linguagem em sua prática oral do que na escrita, sendo os erros gramaticais analisados de forma costumeira, alegando deficiências de aprendizado comuns e que podem ser corrigidos desde que se trabalhe com propostas didáticas voltadas para as respectivas deficiências, enfatizando os princípios básicos da boa alfabetização (através da observação de tais erros, com atividades focadas nos mesmos) e temas atualizados que correspondam ao ritmo e realidade dos estudantes.

Texto baseado na leitura de: o Mistério linguistico dos alunos do Ensino Médio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS 10 MAIORES ERROS DE AUTORES INICIANTES