sexta-feira, 13 de maio de 2011

RELEITURAS E ADAPTAÇÕES DE CLASSICOS DA LITERATURA BRASILEIRA

Os clássicos da nossa literatura sofreram varias adaptações e releituras ao longo dos tempos tendo como objetivo, o alcance dessas obras a uma camada maior da população.
Vários livros foram adaptados para: cinema, telenovela e teatro. Também tivemos releituras no formato de histórias em quadrinhos para aqueles que preferem uma historia com um tipo de leitura diferente e ilustrativo.
ADAPTAÇOES QUE FIZERAM OU FAZEM SUCESSO ATÉ HOJE
 ● SITIO DO PICA PAU AMARELO
 Autor - Monteiro Lobato.
 Característica-Literatura infantil
 Publicação - Dezembro de 1920
 Personagens - Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Nastácia, Rabicó, Quindim, Saci, Tio Barnabé e a Cuca.
A primeira adaptação para a TV, ocorreu em 3 de junho de 1952, na  TV Tupi. Depois vieram outras produções como: TV Cultura em 1964 e TV Bandeirante em 1967.
Porém a mais conhecida e exportada foi a rede Globo em 1977. Teve Dorival Caymmi na direção musical e música de Gilberto Gil. Em Julho de 2000,  Rede Globo assinou contrato de 10 anos com os herdeiros de Monteiro Lobato, para produzirem uma nova historia do sítio do pica pau amarelo por 10 anos.
Também a obra de Monteiro Lobato foi adaptada para o Teatro na forma de Musical.
Segundo Flávio de Souza, que fez a montagem o objetivo era divulgar a cultura e arte nacional, bem como, homenagear uma dos maiores escritores brasileiro.
 ●GABRIELA, CRAVO E CANELA.
Publicado em 1958 após o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, posicionou-se contrário a ditadura de Stalin, Jorge Amado sente  que está ficando para traz, pois a literatura não poderia se manter com dogma de  esquerda como era da época.
A partir de Gabriela surgi um novo Jorge, menos esquerdista e mais democrático.
O livro é um retorno ao ciclo do cacau, ao citar o universo dos coronéis, jagunços, prostitutas e trambiqueiros.
O livro sofreu adaptações para:
Telenovela - TV Tupi 1960, TV Globo 1975 com Sonia Braga no papel principal. E atualmente (2012) com Juliana Paes.
Cinema - Dirigido por Bruno Barreto em 1983, também com Sonia Braga no papel principal.
Dança-espetáculo apresentado pelo corpo de balé do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Fotonovela-Revista amiga RJ outubro de 1975.
 ● TIETA DO AGRESTE
Outro romance de sucesso de Jorge Amado foi  Tieta do Agreste um romance de 700 páginas escrito em 1977, que mostra a vida, os costumes e as crenças do povo nordestino.
Tieta foi sucesso na TV como novela dirigida por: Agnaldo Silva, Ana Maria Moretizon e Ricardo Linhares.
No cinema fora adaptado por João Ubaldo Ribeiro e Cacá Diegues
No Teatro virou musical após adaptação feita por Cristina Trevisan e Pedro Paulo Bogossiam.
Essas são algumas das varias outras adaptações que tivemos o prazer  de apreciá-las. Se formos relatar todas será necessário um tempo maior, logo se podem citar outras como: O Auto da Compadecida e a Pedra do Reino de Ariano Suassuna, Dona Flor e seus Dois Maridos de Jorge Amado adaptado em 1976, do gênero comédia, dirigido por Bruno Barreto, Macunaíma que foi adaptado em 1969, de genero comédia, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade.
RELEITURAS DE CLASSICOS DA LITERATURA BRASILEIRA
 A releitura é uma forma de nos posicionar-mos diante de um texto obedecendo sempre o texto original e seus personagens.
Segundo Luiz Antonio Aguiar, várias releituras de obras literárias são para aqueles que acham o texto original um porre, e preferem ver essas historias de forma diferente, pois é assim que geralmente  as historias são transformadas em quadrinhos.
ALGUMAS OBRAS LITERÁRIAS QUE FORAM TRANSFORMADAS EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Desde cedo sabemos que a adaptação de um livro para quadrinhos pode deixar a leitura mais fácil, principalmente tratando-se de obras complexas que existem em nossa literatura.
Em estudo, comprovou-se que a atividade de exercitar os alunos em sala de aula a criarem histórias em quadrinhos a partir da compreensão da leitura de um texto ou de sua própria criatividade tornou o aprendizado mais fácil, pois os jovens gostam de trabalhar com a imagem, com o desenho.
Desenhar permite usar a imaginação ao criar como devem ser os personagens e os cenários da história.
O uso de adaptações para quadrinhos de obras literários tem movimentado bastante o mercado de livros didáticos nos últimos tempos, o que levou o Ministério da Educação (MEC) a incluir dezenove histórias adaptadas na lista do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) de 2009, visando a qualidade e a importância da variação dos recursos didáticos que podem ser usados nas escolas e nas aulas tanto do ensino fundamental como nas aulas do ensino médio.
Algumas das principais obras que foram transformadas em quadrinhos são:
● O Alienista-Machado de  Assis
● O Guarani-José de Alencar
●  O Cortiço - Aluísio Azevedo
 

A adaptação de clássicos literários para a televisão é um aperitivo, convida a leitura.
Embora a adaptação de clássicos para a televisão tenha sido mais valorizada nos últimos anos, a prática é uma estratégia antiga que na teledramaturgia brasileira vem ganhando espaço onde novelas são escritas inspiradas em romances e que chamam a atenção do telespectador, além de incentivar a leitura e apreciação dos clássicos de nossa literatura.
Tanto os adultos quanto crianças querem emoção, se for esperto, vai procurar o livro, mas nem todas as pessoas são grandes leitores, e a partir dessa falta de motivação pela leitura que o docente entra como intermediador, buscando usar dessas ferramentas didáticas para mudar tal estática, pois as chances de quem assistiu as boas adaptações na televisão, teatro e cinema chegar ao livro são maiores, por que o docente proporcionará meios em sala de aula de mostrar esse mundo imaginário e poético, como também de vida real de nossa literatura, trabalhando com gravuras, recortes e desenhos despertando a curiosidade e a criatividade dos mesmos.
Por conseguinte, após analisarmos em pesquisa de observação das condições do ensino das escolas públicas, nota-se que é possível sim levar novas metodologias para o ensino e aprendizado de literatura em sala de aula. Usar as adaptações para chegar ao livro, sem tirar sua importância e sim principalmente buscar reverter os casos dos alunos que não se interessam pela leitura, faz com que a experiência em sala de aula de assistir um filme ou um trecho de novelas adaptadas (ter uma prévia da história), fará com que o aluno compreenda o conteúdo e assim tenha incentivos para buscar conhecimentos mais específicos, mais técnicos, enfim o professor com tal postura e preocupação com a inclusão da literatura no dia-a-dia dos alunos, contribui com o incentivo, a cultura e valorização da nossa literatura que ao mesmo tempo que é tão rica é pouco incentivada por descaso e falta de maiores planejamentos, preservação e enriquecimento cultural de nossos estudantes e cidadãos.
Livros nem todos podem ter acesso, contudo existem outras formas que podem ser tão prazerosas quanto ler um livro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS 10 MAIORES ERROS DE AUTORES INICIANTES