sábado, 7 de maio de 2011

Os elementos da Textualidade e a produção de sentido no texto: Princípios e a prática docente

 
Os princípios da textualidade que serão apresentados neste trabalho como ferramentas para a produção de sentido no texto são: a contextualização, a coesão, a coerência e os cinco fatores pragmáticos (intencionalidade, informatividade, aceitabilidade, situacionalidade e intertextualidade).
Inicialmente destacaremos as características necessárias para a produção de sentido no texto.
Ao elaborar qualquer tipo de texto seja ele literário ou não, devem-se destacar os principais elementos que o autor utilizará para a transmissão de idéias e assim elaborar as informações necessárias para a compreensão do interlocutor.
A produção de sentido no texto está inteiramente ligado a leitura e compreensão.
Segundo Marcuschi (2003)... “a produção textual não é uma simples atividade de codificação  e a leitura não é um processo de mera decodificação”, logo o que pode-se concluir desta afirmativa é que tanto o processo de criação de texto quanto a leitura são procedimentos que requerem saberes prévios acerca dos conteúdos e sua exploração implica compreender os significados e a finalidade do texto.
Não adianta decodificar sem assimilação e compreensão.
Quando se estuda a produção textual e seus elementos e comparamos na prática, verificamos que o principal desafio entre os alunos é aplicarem os procedimentos ensinados, de forma estrutural que possa lhe direcionar nas possibilidades de interpretação que está totalmente atrelado as diversas estratégias e conhecimentos, lhes dando sentido e facilidade na leitura e na escrita.
Portanto, vale discorrer acerca de alguns elementos da textualidade para entendermos as dificuldades no ensino, na produção e elaboração textual.
Halliday e Hasan (1976) afirmam que o que permite determinar se uma série de sentenças constitui ou não um texto são as relações coesivas com e entre as sentenças, que criam a textura:

Um texto tem uma textura e é isto que o distingue de um não texto. O texto é formado pela relação semântica de coesão.

Entendem, então, coesão como um conceito semântico referente às relações de sentido que se estabelecem entre os enunciados que compõem o texto, assim, a interpretação de um elemento depende da interpretação de outro.
A coerência, por sua vez, refere-se aos modos como os componentes do universo textual, isto é, os conceitos e as relações subjacentes ao texto de superfície, se unem numa configuração de maneira reciprocamente acessível e relevante.
O contexto pode ser analisado de diversas formas, porém um dos conceitos mais abrangente para esclarecer a sua importância na produção de sentido no texto é a teoria de Van Dijk (1997) que define contexto como um conjunto de todas as propriedades de situação social que são sistematicamente relevantes para a produção, compreensão ou funcionamento do discurso e de suas estruturas; o estudo e aplicabilidade da contextualidade são de grande importância na produção de texto por que implica um dos fatores pragmáticos que é o grau de informatividade e é este embasamento que vai dar ao texto a riqueza de seu conteúdo, o foco para o que será escrito e por isso a contextualidade é elemento fundamental, portanto devido a estes fatores que os elementos da textualidade devem ser abordados nas escolas de maneira incisiva para que os alunos desmistifiquem as aulas de produção de texto, pois alunos bem informados e com conteúdos contextualizados possuem o primeiro passo para uma boa redação.

Os fatores pragmáticos são aqueles que analisamos dentro e fora do texto, de forma direta e indireta, pois ao ler um texto identificam-se a sua intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade, sendo está última a que mais apresenta dificuldades de assimilação dos alunos.
Os fatores pragmáticos que abrange a lingüística textual pouco são ensinados na educação pública de nosso país.
Estudos mostram que a maioria dos alunos que concluíram o ensino médio desconhece os fatores pragmáticos do texto e apesar de fazer suposições erradas a respeito também desconhecem diferenças básicas em diversos tipos de textos como redações, sínteses e resumos que são conhecimentos básicos para a entrada deste estudante na universidade e para a vida profissiona,l sendo esta a realidade na maior parte do país, logo isso se deve ao fato de que o ensino defasado não dá suporte para que docentes de Língua Portuguesa abordem o conteúdo, pois devido ao tempo e ao cronograma dos conteúdos obrigatórios do ano letivo, os mesmo se vêem sem recursos para traçar prioridades, ficando conteúdos importantes para o desenvolvimento do aluno em segundo plano.
Os fatores pragmáticos consistem em conhecimentos básicos para a interpretação, pois o estabelecimento da compreensão de um texto depende, em grande parte desses fatores.
Tais fatores são trabalhados de forma interligada, pois a coerência textual se estabelece através da interação, crenças, desejos, preferências, normas e valores dos interlocutores e estando afinados com tais conhecimentos é que o leitor identificará de maneira clara no texto seu conteúdo (tema) e finalidade.
São cinco os fatores pragmáticos que serão delineados a seguir: a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade.

  • Intencionalidade
Refere-se ao esforço do produtor do texto em construir uma comunicação eficiente capaz de satisfazer os objetivos de ambos os interlocutores. Quer dizer, o texto produzido deverá ser compatível com as intenções comunicativas de quem o produz.
  •  Aceitabilidade
O texto produzido também deverá ser compatível com a expectativa do receptor em colocar-se diante de um texto coerente, coeso, útil e relevante. O contrato de cooperação estabelecido pelo produtor e pelo receptor permite que a comunicação apresente falha de quantidade e de qualidade, sem que haja vazios comunicativos. Isso se dá porque o receptor esforça-se em compreender os textos produzidos.
  • Situacionalidade
É a adequação do texto a uma situação comunicativa, ao contexto. Note-se que a situação orienta o sentido do discurso, tanto na sua produção como na sua interpretação. Por isso, muitas vezes, menos coeso e, aparentemente, menos claro pode funcionar melhor em determinadas situações do que outro de configuração mais completa. É importante notar que a situação comunicativa interfere na produção do texto, assim como este tem reflexos sobre toda a situação, já que o texto não é um simples reflexo do mundo real. O homem serve de mediador, com suas crenças e idéias, recriando a situação. O mesmo objeto é descrito por duas pessoas distintamente, pois elas o encaram de modo diverso. Muitos lingüistas têm-se preocupado em desenvolver cada um dos fatores citados, ressaltando sua importância na construção dos textos.
  • Informatividade
É a medida na quais as ocorrências de um texto são esperadas ou não, conhecidas ou não, pelo receptor. Um discurso menos previsível tem mais informatividade. Sua recepção é mais trabalhosa, porém mais interessante e envolvente. O excesso de informatividade pode ser rejeitado pelo receptor, que não poderá processá-lo. O ideal é que o texto se mantenha num nível mediano de informatividade, que fale de informações que tragam novidades, mas que venham ligadas a dados conhecidos.
  • Intertextualidade
Concerne aos fatores que tornam a interpretação de um texto dependente da interpretação de outros. Cada texto constrói-se, não isoladamente, mas em relação a outro já dito, do qual abstrai alguns aspectos para dar-lhes outra feição. O contexto de um texto também pode ser de outros textos com os quais se relaciona.

 


Referência:

Fávero, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 11 ed. – São Paulo: Ática, 2009.

5 comentários:

  1. Os fatores pragmáticos INTENCIONALIDADE, ACEITABILIDADE, SITUACIONALIDADE,INFORMATIVIDADE E INTERTEXTUALIDADE,são indispensáveis na produção de um texto.

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    1. ETELVINA DE ALMEIDA SILVA25 de abril de 2013 às 05:23

      Um texto não é simplesmente um conjunto de palavras uma posta a outra, é um corpo organizado que fará com que nós interlocutores possamos entender e compreender uma idéia defendida ou exposta por alguém. Essa compreensão acontece por elementos nos textos como a coerência ( o próprio sentido a qual o texto se refere ) e a coesão ( combinação das palavras no texto ).
      Da mesma forma que é importante uma adequação lógica do texto, se faz fundamental conhecer e perceber os fatores pragmáticos: intencionalidade, aceitabilidade, informatividade e textualidade, cada um com sua forma que demonstra a informação a qual o texto se refere ou o que quer que seja transmitido e consequentemente assimiladas e compreendido por quem o lê.


      Etelvina de Almeida Silva
      Polo de Santana do Ipanema
      Periodo:1º
      24\04\2013

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  2. Um texto bem elaborado, além dos cinco fatores pragmáticos acima mencionados, necessita estar focado no que se quer informar, ser escrito com a linguagem adequada ao leitor alvo, estar gramaticalmente correto e acima de tudo estar focado no seu objetivo, afinal, escrever é uma arte a ser lapidada permanentemente.

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  3. Parabéns Vanessa , sua ajuda é de indispensável utilidade , para qualquer estudante que deseje aprender tais elementos explanados , inclusive para mim, os quais se fazem imprescindíveis numa apresentação sobre tal assunto e para a vida.
    Muito obrigado!

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  4. Quais fatores pragmaticos existem na imagem?

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